Política de PrivacidadePolítica de Cookies

Metas Financeiras para 2024

Mais um ciclo se encera dando início a novas oportunidades e desafios para o novo ano que se inicia. É necessário criar metas financeiras para 2024 em cima dos acertos e erros ocorrido em 2023 pra que possamos ser mais assertivos.  

Para a formulação das metas é preciso ser realista e buscar conhecimento para sejam alcançáveis durante o processo. Nesse artigo vamos fornecer algumas orientações de como estabelecer metas financeiras para 2024, dentro dos parâmetros e realidade, segue algumas dicas para construir sua liberdade financeira.

 Retrospectiva de 2023

É importante avaliar ao longo do ano as despesas em excedente que foram supérfluas serem gastas e a necessidade delas, as receitas que deram entrada no orçamento e como foram destinadas durante o ano, como ampliar a entrada de caixa no orçamento aumentando assim a receita. Rever pagamentos de dividas eliminando assim os juros, pois quanto maior a taxa selic mais o juro será cobrado em cima da divida. Identificar insights positivos e negativos para pode alcançar as metas futuras.  

 Identificação de Conquistas e Desafios

Sempre que conquistado alguma meta financeiras sejam elas grandes ou pequenas celebre com pequenos mimos ou presentes para que não fique chato ao longo do ano. Ao se presentear com algo reflita os desafios enfrentados e como pode ser melhorado durante o processo.  

Estabelecendo Metas Financeiras para 2024 

Definir metas claras e Mensuráveis: A meta financeira tem que ser específica, mensurável, alcançável e com prazo definido para sua realização. Coloca no papel qual valor deseja investir mensalmente ou economizar, por exemplo, definir o percentual do salário que será investido “investir 10% da renda mensal”. Ao final de cada mês rever os valores e percentual podendo ser ajustado conforme a situação. 

Priorização de Metas de Curto, Médio e Longo Prazo

Para facilitar o gerenciamento divida as metas em categorias de prazo e valores para compreender melhor a possibilidade de alcançá-las. 

Metas de curto prazo podem incluir pagamento de dívidas de financiamento, uso inadequado de cheque especial, limite de cartão de crédito. Metas de médio e longo prazo pode ser incluído aquisição de ativos para a liberdade financeira ou aposentadoria. 

 Diversificação de Investimentos

Diversificar os investimentos ao longo dos anos para minimizar os riscos e obter melhores rendimentos. É sempre bom ter algumas opções como ações, títulos, imoveis ou o que melhor tiver domínio sobre o assunto. Importante salientar que em caso de ações não é prudente pulverizar a carteira, para que tenha melhor domínio sobre as empresas investidas. Sempre diversificando conforme os riscos e os objetivos financeiros  

 Orçamento e Controle de Despesas

  Tenha um orçamento realista e acompanhe de perto os gastos mensais, é importante salientar envolver os integrantes da família para que todos se envolvam em manter as despesas controladas, assim todos podem identificar e reduzir os custos mensais. As metas podem ser alcançadas mais fáceis quando todos se empenham em ajudar.  

Fundo de Emergência

É importante estabelecer um fundo de emergência para eventuais acontecimentos extraordinários que possam vir acontecer, como por exemplo gastos médicos, manutenção com carro entre outros. Essa segurança financeira evita situações inesperadas podendo ser evitado a recorrer a dividas para lidar com os imprevistos. 

 Conclusão

Em suma ao criar as metas para o novo ano, é importante envolver todos da família para alcançar o sucesso financeiro com eficácia. Alinhado um objetivo em comum e realista, seguindo os passos desse artigo é provável alcançar as metas financeira que ira contribuir para uma saúde financeira solida e sustentável no decorrer do ano. O sucesso depende da disciplina e persistência peças fundamentais para alcançar o sucesso ao longo do prazo. O sucesso vem ao longo do tempo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *