Política de PrivacidadePolítica de Cookies

10 passos de Como Investir em Ações

Mercado de Ações 

O primeiro  passo para se inserir no mercado de ações é adquirir conhecimento sobre renda variável, entender o panorama geral  de como funciona, os principais aspectos do mercado, entender o que é uma ação, seu funcionamento, diferenças entre ações preferenciais e ordinárias, seus principais indicadores como : Preço sobre o Lucro (P/L); Preço sobre o Valor Patrimonial (P/VPA); Enterprise Value (EV); Dividend Yield; Dívida Líquida / Patrimônio Líquido; Dívida Líquida / EBITDA; Preço / Capital de Giro. Esses são alguns dos conteúdo que todo investidor deve conhecer antes de começar a investir em ações ou renda variável.

1 – Invista Para seu Objetivos

Primeiro passo para começar em investir em ações, tenha um objetivo em mente como realizar sua independência financeira, aposentadoria ou montar seu próprio negocio. Lembrando que será necessário adquirir conhecimento antes, pois renda variável como seu próprio nome diz varia a cada segundo. 

2 – Organize suas Finanças 

É necessário que antes de começar a investir em ações, o investidor tenha suas finanças organizadas para garantir uma tranquilidade, talvez uma da principais dela seja eliminar as dividas ou parcelas de cartão de credito, nunca gastar mais do que ganha, além de poupar e diminuir o consumo. Vale lembrar que  nessa primeira jornada de investidor alguns sacrifícios deveram ser tomado para se ter sucesso no futuro.

3 – Faça sua Reserva Financeira

Antes de começar a fazer uma carteira de ações,  uma fase que o investidor nao deveria pular é montar sua reserva financeira, pois ela evita muitas dores de cabeça.

Possuir no mínimo 6 meses do seu custo de vida, podendo ser aplicada em uma renda fixa que possui liquidez diária, pois em um caso de emergência ela estará disponível no mesmo dia. Como seu próprio nome diz reserva de emergência, ela seria utilizada em casos extremos como perca de emprego, casos de saúde ou manutenção de veículos entre outras situações.

4 – Conheça como funciona o mercado de Ações

Estudar o que é negociar um ativo na B3, suas funcionalidade e constantes oscilação no preço das ações para que o investidor não acabe se surpreendendo. Nesse primeiro momento seria interessante o investidor aportar um valor pequeno para ir conhecendo melhor as volatilidades que o mercado de ações apresenta. Conhecer como funciona uma empresa de capital aberto e suas principais características como: qual setor esta situada; principais concorrentes; porta de entrada de seus produtos ou serviços; tempo de empresa no mercado; possui boa reputação entre outras.

5 – Leia Livros

Consumir muito conteúdo, principalmente em livros, vídeos do youtube e artigos referente de como Investir em Ações. segue uma lista de alguns principais livros para iniciar sua jornada de como investir em ações.

  1. O Homem mais Rico da Babilônia – George S. Clason
  2. Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki.
  3.  A bola de Neve – Alice Schroeder
  4. Investindo em Ações no longo prazo – Jeremy Siegel
  5. O investidor Inteligente – Benjamim Grahan
  6. Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde – Decio Bazin
  7. O Rei do Dividendos – Luiz Barsi Filho
  8. A Psicologia Financeira – Morgan Housel
  9. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi.
  10. O mais importante para o Investidor – Howard Marks

6 – Escolha a Corretora 

Para poder comprar uma ação é necessário ter uma conta em uma corretora para através dela utilizar o seu home Broker. Dentro do site da B3 tem as corretoras listadas aptas a operar no mercado de ações.

Escolha uma corretora que tenha taxas de corretagens gratuitas, pois diminui seu custo com corretagens no decorrer de seus investimentos, e que possui uma gama variedades de produtos tanto de renda fixa como renda variável.

7 – Escolha Setores Perenes 

Escolher setores perenes é um dos principais acertos quando estiver apto a investir. São considerados setores perenes aqueles estáveis ao longo do tempo, com demanda constante de seus produtos ou serviços e com uma tendência de sobreviver a flutuações econômica.

Quais são os setores perenes: Bancos; Elétrica/transmissoras de energia, saneamento e seguros e telecomunicação.

8 – Estude as Empresas que pretende Investir

No site do RI ( relação com Investidores) da empresa na qual pretende ser um acionista são encontradas  todas as informações relevantes, como, quem são seus controladores, que setor atua, quanto tempo possui de mercado, balanços, demonstrativos de resultados do exercício entre demais informações.

9 – Tenha uma visão de longo prazo 

Montar uma carteira de ações exige tempo e paciência, pois os resultados só aconteceram com um prazo médio de 5 anos. Nos primeiros anos de investidor controlar as emoções com as volatilidade do mercado é 80% do sucesso. Tenha em mente que comprar ações é para uma vida toda , então sempre manter bons ativos que pagam bons dividendos.

10 – Reinvista seus dividendos 

O efeito bola de neve acontece quando reinvestimos os dividendos. Nessa fase os juros começam a trabalhar a nosso favor, fazendo assim o tão desejado juros sobre juros.

Esses são alguns passos de como investir em ações, vale lembrar que a melhor forma de aprender é sempre adquirir conhecimento prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *